PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Investigadores da UC descobrem como eliminar células estaminais cancerígenas
2014-07-09
Fonte: press release

Um grupo de cientistas da Universidade de Coimbra (UC) liderou um estudo internacional que descobriu uma forma de eliminar as células estaminais dos tumores cancerígenos - que estão na origem de muitos casos de resistência aos tratamentos padrão - através da manipulação da sua produção de energia.

A equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), que contou com a colaboração de pesquisadores das Universidades do Minnesota-Duluth e Mercer, nos Estados Unidos, explica que o estudo tinha como finalidade identificar a interligação entre os processos de geração de energia em células estaminais cancerígenas e os fenómenos de diferenciação (transformação) celular e resistência a agentes anticancerígenos.

Num artigo publicado na revista Cell Death and Differentiation, os cientistas explicam que, recorrendo a uma técnica de ressonância magnética nuclear (RMN), foi possível fazer uma detalhada análise do perfil metabólico das células estaminais cancerígenas, antes e depois do seu processo de diferenciação, o que permitiu identificar alterações chave da produção de energia.

O projeto tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos seis anos e conclui que “terapias que estimulem a função da mitocôndria podem levar a uma alteração no fenótipo da população estaminal tumoral, diminuindo a sua resistência a terapias convencionais", refere Paulo Oliveira, coordenador do estudo e investigador do CNC. 
 
Num próximo passo, a equipa espera "investigar de que forma as defesas das células estaminais cancerígenas são diminuídas quando ocorre o processo de diferenciação celular forçado por um aumento da função mitocondrial”, explica Ignacio Vega-Naredo, primeiro autor do trabalho.

O cientista lembra que essa descoberta “permitirá criar uma série de novos alvos para uma terapia mais eficaz contra aquele tipo de células". 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.