A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) arrancou esta semana com ações de voluntariado hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), através do seu Núcleo Regional do Centro.
Os voluntários do Núcleo do Centro da LPCC vão assim poder “contribuir para a humanização da assistência pela disponibilização de apoio prático e emocional”.
O apoio é prestado aos utentes do Hospital de Dia de Oncologia Médica e do Serviço de Radioterapia do CHUC, através do acolhimento do doente oncológico e dos seus familiares e acompanhantes, prestando auxílio nas deslocações dentro das unidades e oferecendo pequenas refeições.
Com sorrisos e mensagens de esperança, o apoio dos voluntários da LPCC tem como finalidade “amenizar o sofrimento do doente oncológico, promovendo o seu bem-estar e qualidade de vida”, refere a Liga.
O apoio prestado pela Liga surge ao abrigo de um protocolo assinado entre o CHUC e o Núcleo Regional do Centro da LPCC em janeiro, que marcou a entrada da Liga num grande hospital central, a fim de prestar assistência e apoio social a um maior número de doentes e acompanhantes.
Através da sua missão no CHUC, a Liga presta ainda apoio no sentido de facilitar a acessibilidade aos cuidados de saúde ao doente em situação de carência socioeconómica comprovada, minimizar o impacto da doença no agregado familiar e promover a reintegração social, em articulação com os parceiros da comunidade.