PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Equipa finlandesa identifica nova molécula anticancerígena
2014-05-27
Fonte: Science Daily

Um grupo de cientistas e médicos finlandeses identificou uma nova molécula com capacidade para destruir as células cancerígenas.

Liderados por Marko Kallio, os especialistas do Centro de Pesquisa Técnica VTT Technical, da Universidade de Turku e da Universidade da Finlândia Oriental identificaram a molécula Cent-1 como uma possível terapia no combate ao cancro, depois de terem obtido bons resultados em testes realizados em dois centros de investigação no país. 

A pesquisa usou um modelo computacional e testes baseados em células para criar um método capaz de acelerar significativamente a descoberta de novos compostos e, assim, reduzir os custos de desenvolvimento de novos fármacos oncológicos.

O método analisou 65 mil compostos antes de identificar a molécula Cent-1, que mostra capacidade para eliminar as células tumorais através de um mecanismo semelhante ao do fármaco Rigosertib, atualmente em desenvolvimento comercial.

A estrutura química da molécula Cent-1 é diferente da do Rigosertib, que não inibe os seus genes-alvo, o que lhe confere um mecanismo de ação diferente e pode potenciar o desenvolvimento de medicamentos muito mais eficazes.

O estudo, publicado na revista Molecular Cancer Therapeutics, tinha ainda como finalidade provar que é possível acelerar o processo de desenvolvimento de medicamentos através da identificação de novos compostos que possuem propriedades de ligação semelhantes ao fenótipo celular, mas uma estrutura química diferente.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.