PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Especialistas abordam relação entre obesidade, diabetes e risco de cancro
2014-04-03
Fonte: press release

“Diabetes e Cancro: O valor da prevenção” foi um dos temas centrais abordados no último encontro do Ciclo de Conferências "Diabetes Século XXI: O Desafio", que teve lugar no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).

Manuel Sobrinho Simões, diretor do IPATIMUP, abordou o tema “Diabetes e Cancro: O valor da prevenção”, com o objetivo de sensibilizar e informar as pessoas sobre o funcionamento do corpo humano, alertando para o modo como se originam e desenvolvem os tumores. 

O especialista explica que “este conhecimento permite identificar, entre algumas outras características metabólicas das células cancerosas, a avidez pela glicose como fonte energética. Não é por acaso que a obesidade e a diabetes descompensada são das principais causas de risco de cancro".
 
Manuel Sobrinho Simões lembra ainda que existe uma forte associação entre a obesidade e o risco de cancro e sublinha outra forte evidência que indica que “quem trata a diabetes com metformina e controla o peso e o desequilíbrio metabólico tem menos risco de desenvolver cancro e que quando desenvolve um cancro, ele é geralmente menos agressivo do que é habitual".
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
21 Fevereiro
O Fórum Cancro Pediátrico 2018 realiza-se no dia 21 de fevereiro, em Lisboa. A iniciativa é...
22 Fevereiro
O 26.º Encontro de Pediatria, organizado pela ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra,...
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.