PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Fundação Rui Osório de Castro lança campanha de sensibilização sobre Oncologia Pediátrica
2014-02-11
Fonte: press release

A Fundação Rui Osório de Castro, instituição que atua na área da Oncologia Pediátrica, desenvolve uma campanha de sensibilização para a causa da Oncologia Pediátrica, para assinalar o Dia Internacional da Criança com Cancro, celebrado a 15 de fevereiro, e dar a conhecer as suas áreas de atuação.

A campanha, que tem como lema “O que é difícil de ouvir, também é difícil de compreender” teve início no dia 10 de fevereiro e, durante uma semana, irá estar em vários meios de comunicação, como a TV, Rádio ou Imprensa, para que mais pessoas possam ficar sensibilizadas com uma causa que afeta, para toda a vida, as crianças doentes e também os seus familiares.  

Esta campanha conta com o apoio da Ogilvy Design na concepção dos materiais impressos e filme, da Molotov Group, Ameba e Alexandre Ferreira na produção do filme, bem como da RTP, SIC Esperança, RFM, JCDecaux e BES ao nível da divulgação de toda a campanha. 

Em Portugal, surgem, todos os anos, cerca de 350 novos casos de cancro em crianças, entre os 0 e os 18 anos, e, apesar da taxa de sobrevivência ser de cerca de 75%, é a primeira causa de morte não acidental na população infantojuvenil. 

O diagnóstico de cancro numa criança é uma notícia que afeta não só a família, como toda a esfera de vida da criança, como os amigos ou a comunidade escolar. A notícia é sempre muito dura de ouvir, tendo em conta a perspetiva de a criança estar ainda numa fase precoce do seu desenvolvimento e não se esperar que adoeça gravemente. “Porquê? O que fazer? Como lidar? Como posso ajudar?” são questões que todos levantam!

“A Fundação decidiu desenvolver esta campanha não só para alertar a sociedade em geral para uma problemática difícil, pois não é fácil falar de crianças e de cancro ao mesmo tempo, como para mostrar o que temos vindo a desenvolver para assegurar uma melhor qualidade de vida a estas crianças, nomeadamente ao nível da informação e da investigação científica, o foco da Fundação, e que achamos dever ser partilhado para que ninguém fique indiferente e para que cada um, na sua dimensão, possa vir a ter um papel ativo nesta causa”, esclarece Mariana Oliveira, diretora-geral da Fundação Rui Osório de Castro
 
Tendo como missão informar e esclarecer sobre questões relacionadas com a oncologia pediátrica, a Fundação promove, desde 2011, o Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica (PIPOP), um espaço disponível através do endereço www.pipop.info, destinado a todos os que lidam diariamente com esta problemática e que disponibiliza, em formato e linguagem adaptados a cada destinatário, informação rigorosa e atual relacionada com a oncologia pediátrica. 

Para além da área das notícias nacionais e internacionais, atualizada diariamente, o portal contém uma parte de conteúdos informativos sobre diversos temas relacionados, como a doença, tipos de cancro ou tratamentos, bem como dados sobre a realidade oncológica pediátrica em Portugal, legislação existente, publicações relevantes e ainda pequenos vídeos que procuram explicar a problemática do cancro numa linguagem animada. 

Ainda dentro da área da informação, a Fundação apoia a edição de publicações e suportes informativos sobre esta doença de forma a ajudar quem lida diretamente com esta problemática, especialmente as crianças e familiares. 

No que toca à promoção da investigação científica, a Fundação encontra-se focada na temática dos ensaios clínicos em pediatria oncológica, procurando promover a facilitação do processo inerente à participação de Portugal em Protocolos de ensaios clínicos nesta matéria, permitindo assim que mais crianças portuguesas doentes possam usufruir do avanço da medicina nesta área, bem como na promoção do debate sobre a oncologia pediátrica junto da sociedade em geral, através da realização de encontros e debates.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
 
 
 
 
 
21 Outubro
No dia 21 de Outubro, a Make-A-Wish organiza a 5ª Edição do Cycle-A-Wish by Night. As...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a cidade do Porto irá acolher o 18.º Congresso Nacional de...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorre o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.