PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


LPCC debate "Cancro em Crianças e Adolescentes" em fevereiro
2014-02-10
Fonte: Açoriano Oriental

O núcleo da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) nos Açores vai debater este mês a temática do "Cancro em Crianças e Adolescentes", num encontro sobre tumores pediátricos que terá lugar nos dias 21 e 22 de fevereiro, nas ilhas de S. Miguel e Terceira.

Gonçalo Forjaz, presidente do Núcleo Regional dos Açores da LPCC, explica que a reunião surge como forma de "assinalar" o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, que se comemorou no passado dia 4 de fevereiro, e o Dia Mundial da Criança com Cancro, que se assinala a 15 de fevereiro, possibilitando aos especialistas presentes uma "maior reflexão, troca de conhecimentos e sensibilização" sobre uma temática "muito pouco frequente" no arquipélago, que regista, anualmente, entre 15 e 20 novos casos.

O especialista, que é também responsável pelo Registo Oncológico Regional (ROR) dos Açores, refere que, nas XXI Jornadas do ROR-Sul, que decorrem a 19 de fevereiro,e antecedem assim o debate que se realiza nos Açores, serão dados a conhecer "novos dados" do primeiro ano de implementação do ROPP - Registo Oncológico Pediátrico Português.

A reunião terá lugar a 21 de fevereiro no auditório do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e a 22 no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, tendo como finalidade "ajudar os pais a rapidamente intervirem e a acompanharem os seus filhos na luta contra o cancro". 

Segundo o responsável, todos os casos detetados no arquipélago são encaminhados de imediato para o continente, para tratamento "no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa e do Porto e no Hospital Pediátrico de Coimbra".

Gonçalo Forjaz recorda que, apesar da baixa incidência de casos de cancro infantil nos Açores, o cancro pediátrico tem "inúmeras especificidades", o que torna difícil a prevenção destas patologias.

O encontro é organizado em colaboração com o Centro de Estudos de Bioética - Pólo Açores e contará com a presença de vários especialistas, entre os quais o médico pediatra Nuno Lobo Antunes, Maria João Gil da Costa, da Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital de São João, e Filipe Almeida, do Serviço de Humanização do Hospital de São João, no Porto.

Mais informações sobre o programa podem ser consultadas aqui.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
 
 
 
 
 
21 Outubro
No dia 21 de Outubro, a Make-A-Wish organiza a 5ª Edição do Cycle-A-Wish by Night. As...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a cidade do Porto irá acolher o 18.º Congresso Nacional de...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorre o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.