PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Cientistas usam nova estratégia terapêutica em criança com tipo raro de cancro
2011-05-29
Fonte: Health and Medicine News

Uma nova estratégia terapêutica foi utilizada numa criança nos Estados Unidos para combater um tipo raro de cancro na infância, conhecido como carcinoma NUT (CNM). A terapia utilizada retardou a evolução desta doença durante vários meses, para a qual não se conhece nenhum tratamento efectivo.

O autor do estudo, do Instituto de Oncologia Dana Farber, admite que os benefícios apurados na criança tratada surgem como um “poderoso impulso” para tornar a nova terapia disponível nos ensaios clínicos.

Este cancro raro atinge predominantemente crianças e jovens adultos, origina-se frequentemente no peito, mas também pode afectar a região da cabeça ou pescoço, e é muitas vezes confundido com outros tipos de cancro.  A taxa de sobrevivência é muito reduzida, dado que, em média, os doentes vivem apenas cerca de nove meses e meio após o diagnóstico.

O carcinoma NUT resulta de uma "translocação" de dois genes de cromossomas diferentes que se unem e dão origem a uma proteína anormal designada por Brd4-NUT. Neste estudo recente, os cientistas chegaram à conclusão que esta proteína torna as células cancerígenas, impedindo as células de se tornarem adultas e estáveis, e mantendo-as num estado de juventude hiperactiva, fazendo com que se reproduzam descontroladamente. 

Após aprovação da agência norte-americana que regula o medicamento (FDA), os cientistas testaram um inibidor designado por HDAC (histona desacetilase), que tinha atrasado o crescimento dos tumores em estudos anteriores com animais, numa criança em estado avançado da doença. Foram obtidos resultados positivos, após cinco semanas de tratamento. 

A criança não resistiu ao cancro, mas a resposta do organismo deixou os investigadores satisfeitos sobre o potencial do composto. O inibidor utilizado era um fármaco de primeira geração, mas os cientistas estão optimistas quanto à criação de versões futuras igualmente eficazes e toleráveis para os doentes.


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.