PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Nova terapia combinada bloqueia processo de crescimento da leucemia linfoblástica aguda em crianças
2011-05-28
Fonte: News Medical

Um estudo conjunto do Colégio Médico de Weill Cornell e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, permitiu identificar uma forma de ultrapassar a resistência de um tipo de leucemia à terapêutica padrão, através da combinação do composto experimental RI-BPI, com o fármaco Gleevec.

Estudos com células em laboratório e animais mostram a erradicação completa das células-tronco da leucemia linfoblástica aguda (LLA). Este tipo de leucemia contém o cromossoma Philadelphia, que também é encontrado na leucemia mielóide crónica (LMC). 

Num artigo publicado na revista Nature, o investigador principal do estudo mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos com a combinação das duas substâncias, lembrando que a capacidade do composto RI-BPI em aumentar a potência dos fármacos utilizados na terapia padrão contra a LLA pode antever resultados semelhantes noutros tipos de tumor.

O composto em causa, desenvolvido no Colégio Médico de Weill Cornell, tem como alvo o factor de transcrição BCL6, um regulador de centenas de genes que fornece sinais de forte crescimento para, por exemplo, as células do Linfoma Não-Hodgkin.

O estudo revelou que a BCL6 também está presente na LLA e a sua acção é impulsionada pelo cromossoma Philadelphia, embora a mesma possa ser bloqueada através de uma terapia conjunta de RI-BPI e Gleevec.

Testes com animais mostraram que a BCL6 atinge as células-tronco que dão origem à LLA, impulsionando o seu desenvolvimento e progressão. Os resultados obtidos permitem aos especialistas antever uma forma de eliminar a resistência das células de LLA ao fármaco Gleevec, melhorando significativamente a capacidade de recuperação dos doentes.

O investigador principal do estudo lembra que a descoberta é importante, no sentido em que confirma o papel fundamental de determinadas proteínas na sobrevivência das células tumorais, pelo que defende que, assumindo como alvo estes mecanismos, será possível erradicar o cancro.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.