PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Novas regras de acesso a fármacos inovadores bem recebidas pelos IPO de Lisboa e Coimbra
2013-11-12
Fonte: Lusa

A decisão do Ministério da Saúde de criar, em Portugal, centros de referência para decidir sobre medicamentos inovadores foi aplaudida pelos responsáveis dos Institutos de Oncologia de Lisboa e Coimbra.

Durante o VI Fórum Nacional sobre Gestão do Medicamento em Meio Hospitalar, que decorreu na passada semana, em Lisboa, Carlos Santos, da administração do Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPO de Coimbra), sublinha que a decisão irá assegurar “maior rapidez e mais equidade” no acesso a estes fármacos.

João Oliveira, diretor do IPO de Lisboa, explica que estes medicamentos inovadores representam "tecnologias que estão próximas do ensaio clínico" pois, tal como recordou João Martins, da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), estes fármacos já receberam luz verde da Autoridade Europeia do Medicamento (EMA).

As reações dos responsáveis surgem depois de, na semana passada, ter sido publicado um novo despacho que pretende alterar as regras de acesso dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aos fármacos inovadores ainda não aprovados em Portugal para uso hospitalar, medicamentos que têm de ser solicitados através de uma autorização de utilização especial (AUE).
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
22 Fevereiro
O 26.º Encontro de Pediatria, organizado pela ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra,...
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
15 Março
O III Congresso Internacional de Imagem Médica e Radioterapia realiza-se em Castelo Branco, entre...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.