PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Braga vai desenvolver biossensores para terapias contra o cancro
2013-10-31
Fonte: Jornal de Notícias

Novos biossensores e nanomarcadores que podem vir a ser utilizados em várias áreas da medicina, nomeadamente no tratamento do cancro e de doenças neurológicas, vão ser desenvolvidos no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia de Braga.

Os investigadores daquela unidade comprometem-se a produzir, até meados de 2015, os biossensores e nanomarcadores, ao abrigo do projeto InveNNta, que nasce de uma parceria entre o Laboratório Ibérico Internacional (INL) e o Instituto de Investigación Sanitária de Santiago (IDIS).

Os biossensores destinam-se a auxiliar os médicos no diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas, através da deteção de células tumorais circulantes, e as nanopartículas para aplicação na área da imagiologia, com o desenvolvimento de melhores contrastes. 

A parceria criada na Euro-região da Galiza-Norte de Portugal tem como finalidade possibilitar a aplicação de dispositivos desenvolvidos no INL, que dispõe “de equipamento científico de ponta”, contribuindo para a monitorização e acompanhamento de pacientes com doenças graves e de elevado impacto económico e social, no âmbito dos novos modelos assistenciais de atenção à saúde, sublinha o diretor-geral do INL, José Rivas.

O InveNNta tem ainda como pressupostos dotar os investigadores e técnicos de melhores conhecimentos nas áreas da nanomedicina e transferência de tecnologia, elevando os dois institutos à categoria de centros de referência na nanotecnologia aplicada à medicina, no diagnóstico e na terapia. 

Os responsáveis pelo projeto indicam ainda que este funcionará como plataforma para a participação em projetos europeus.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.