PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Mónica e Cebolinha integram projeto “Dodói” e ajudam crianças com cancro no Brasil
2013-10-24
Fonte: Notícias R7

O “Projeto Dodói”, criado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), foi recentemente acolhido pelo Hospital Infantil Darcy Vargas, no Estado de São Paulo, no Brasil, com o apoio do Instituto Cultural Maurício de Sousa, para ajudar crianças com cancro.

Mónica e Cebolinha são as personagens da banda desenhada “A Turma da Mónica” que entram neste projeto, auxiliando os enfermeiros no tratamento das crianças que sofrem com leucemias ou linfomas.

A enfermeira Julieta Chacon explica que a ação “ajuda o paciente e a família a enfrentar a doença com mais segurança e facilita o trabalho dos profissionais de saúde”.

Cada criança recebeu já um kit contendo um dos bonecos, que pode ser a Mónica ou o Cebolinha, uma revista de atividades com jogos, palavras cruzadas ou figuras para colorir e três histórias sobre doação de medula óssea, leucemia e linfoma, onde é introduzida uma nova personagem da Turma da Mónica, a Maria – que sofre com leucemia, criada pelo autor Maurício de Sousa especialmente para o “Projeto Dodói”.

O kit contempla ainda cartões de sensações e sentimentos que permitem à criança indicar se tem calor/frio ou medo/segurança, a fim de facilitar a comunicação entre o paciente e os profissionais de saúde, bem como uma escala de dor “para facilitar a compreensão da intensidade da dor”.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
25 Janeiro
A próxima reunião científica do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia...
21 Fevereiro
No dia 21 de fevereiro, o Auditório Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa, recebe o Fórum Cancro...
22 Fevereiro
O Fórum Cancro Pediátrico 2018 realiza-se no dia 21 de fevereiro, em Lisboa. A iniciativa é...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.