PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


UHDC reforça importância de uma alimentação saudável
2013-10-17
Fonte: press release

O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, foi assinalado pela União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) para reforçar a importância de uma alimentação saudável e equilibrada na prevenção do cancro e na melhoria do diagnóstico do doente oncológico.

De acordo com o Instituto Nacional do Cancro, nos Estados Unidos, cerca de um terço das mortes por cancro são provocadas pelos hábitos alimentares, excesso de peso e inatividade física. 

Uma alimentação saudável pode prevenir o desenvolvimento de certos tipos de cancro e, após diagnóstico, pode potenciar a capacidade de resposta do organismo, contribuindo para a evolução positiva da doença. Complementar o tratamento oncológico com uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental.

“O organismo sofre muitas alterações fisiológicas resultantes da doença e dos efeitos secundários do tratamento, como a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. É muito importante seguir uma alimentação saudável que ajude a prevenir complicações, infeções e outras doenças, e que ajude a otimizar a qualidade de vida do doente nos vários estadios da doença, bem como a fomentar a resposta e tolerância aos tratamentos e a obter alta hospitalar mais cedo”, expõe Cláudia Costa, da UHDC. 

A especialista refere que “existem alimentos que podem potenciar o desenvolvimento do cancro, como as gorduras, o álcool, a carne vermelha e os pratos salgados e, por isso mesmo, devem ser evitados”. 

“É essencial praticar uma alimentação saudável e equilibrada, evitar o excesso de peso e praticar exercício físico”, incentiva a especialista.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.