PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Investigadoras do Porto estudam vivência de pais de crianças com cancro na fase de remissão
2013-10-04
Fonte: Lusa/Porto24

As investigadoras Catarina Almeida e Silva e Sara Fontoura, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, estão a estudar o misto de sentimentos que recai sobre o dia a dia de pais de crianças ou adolescentes que sofrem de cancro, na fase em que a doença entra no chamado período de remissão.

A pesquisa tem como finalidade compreender a vivência destes pais que passam por uma fase que se torna menos privilegiada do ponto de vista do acompanhamento social e de suporte emocional, em comparação com as fases de diagnóstico e tratamento, onde a dúvida, o medo e a esperança se fundem num misto de sensações.

As autoras, que estão sob a orientação de Marina Serra Lemos, pretendem “conhecer as necessidades e dificuldades das famílias nesta fase”, a fim de poder contribuir “para o desenvolvimento de respostas mais adequadas às necessidades sentidas pelas famílias e em particular pelos pais”, sublinham as autoras.

As pesquisadoras vão apelar à participação voluntária no estudo, que reunirá as informações necessárias sobre cada família de forma estritamente confidencial e para uso exclusivo da investigação. Os participantes serão sujeitos a sessões de acompanhamento com uma duração prevista de cerca de 1 hora.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
21 Fevereiro
O Fórum Cancro Pediátrico 2018 realiza-se no dia 21 de fevereiro, em Lisboa. A iniciativa é...
22 Fevereiro
O 26.º Encontro de Pediatria, organizado pela ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra,...
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.