PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Hospital brasileiro segue diretrizes clínicas para tratar doentes oncológicos
2013-09-30
Fonte: ISaúde

Uma colaboração entre médicos brasileiros e espanhóis resultou na elaboração de um protocolo clínico que dá diretrizes sobre os procedimentos a tomar quando os profissionais estão perante pacientes com diagnóstico de cancro.

O documento dá indicações aos médicos sobre a melhor estratégia terapêutica a seguir perante determinado tipo de cancro, fazendo alusão aos medicamentos que devem ser usados, aos tipos de cirurgias, à intensidade de radioterapia, entre outros parâmetros, explicou Eduardo Magalhães Rego, um dos autores do documento.

As recomendações, criadas com base em protocolos usados em unidades de saúde de outros países, pretendem orientar a assistência aos doentes, ajudando os médicos a seguir linhas de orientação nos tratamentos, que já foram previamente definidas, além de ter em linha de conta o bem-estar e a confiança dos pacientes.

O protocolo clínico foi elaborado para profissionais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP) e surgiu de uma colaboração entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no Brasil, e o Instituto Valenciano de Oncologia e do Grupo Espanhol de Pesquisa de Cancro do Ovário (GEICO), em Espanha.

Andrés Poveda, do Instituto Valenciano de Oncologia, sublinha que “o paciente é atendido por uma equipa multidisciplinar que não muda. Quando ele chega ao instituto será atendido sempre pelo mesmo fisioterapeuta, psicólogo, radioterapeuta, entre outros. O serviço não é separado e isso é uma vantagem ao paciente, pois conhece a equipa e sente-se confiante”, fator que pode fazer a diferença no tratamento.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.