PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço alerta jovens para prevenção
2013-09-25
Fonte: Portal de Oncologia Português/makesensecampaign

A Primeira Semana Europeia de Sensibilização para o Cancro da Cabeça e Pescoço comemora-se entre 23 e 27 de setembro. Para assinalar esta data,  o  Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP) vai percorrer algumas escolas do país para sensibilizar os mais jovens para esta problemática.

Em colaboração com a Jerónimo Martins, o GECCP e o Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (IPO de Lisboa) alertam as camadas mais jovens para os perigos do consumo excessivo do álcool e do tabaco no desenvolvimento deste tipo de tumor, através de um vídeo educativo.

A ação, que pretende dar a conhecer aos jovens os fatores de risco, sintomas e formas de prevenção contra o cancro da cabeça e pescoço, chegará a várias escolas do Ensino Secundário, através de sessões de esclarecimento que contam com a presença de profissionais de saúde e de doentes em recuperação, especialmente dirigidas a alunos que frequentem os 11.º e 12.º anos, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos.

Mariluz Martins, médica do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do IPO de Lisboa e membro do GECCP, lembra que “o consumo de tabaco, aliado ao consumo exagerado de álcool é uma associação potenciadora de um maior risco, e  que pode ter repercussões graves no futuro. As relações sexuais não protegidas e com vários  parceiros aumentam a probabilidade de contrair o HPV, que está diretamente ligado ao cancro oral e da garganta”. 

A médica sublinha que a incidência deste tipo de cancro tem afetado “cada vez mais jovens”, mas lembra que a prevenção passa por adotar pequenas alterações nos estilos de vida, “como não fumar, diminuir o consumo de álcool, praticar exercício físico e ter uma alimentação equilibrada”. 

As primeiras escolas a receberem as sessões de esclarecimento localizam-se na região de Lisboa: Escola Secundária Maria Amália Vaz (26 de setembro), Escola Secundária Pedro Nunes (2 de outubro) e Escola Secundária Garcia de Orta (4 de outubro).

Para mais informações consulte aqui a página oficial da campanha.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.