PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Fármaco contra Linfoma de Hodgkin avança para estudo de fase II
2013-09-20
Fonte: PR Newswire

A Sociedade norte-americana de Leucemias e Linfomas (LLS, na sigla em inglês) firmou uma parceria com a Affimed Therapeutics para cofinanciar um estudo de fase II com o composto experimental AFM13, um novo anticorpo tetravalente para tratar pacientes com tipos específicos de Linfoma de Hodgkin (tumor que afeta o sistema linfático).

O AFM13 é um imunoterápico de primeira linha projetado para tratar pacientes que sofrem com Linfoma de Hodgkin ou doenças malignas positivas para CD30. 

Richard Winneker, responsável da área de investigação da LLS, ressalva que, “embora a taxa de cura para o Linfoma de Hodgkin seja elevada em comparação com outros tipos de cancro do sangue, os pacientes refratários e que sofrem recaídas têm poucas opções terapêuticas”. 

O responsável sublinha também que os atuais tratamentos para estes pacientes envolvem terapias com fármacos citotóxicos e radioterapia, que são provavelmente responsáveis ​​pelo desenvolvimento de tumores secundários e outros efeitos colaterais de longo prazo que ocorrem mais tarde na vida do paciente, motivo pelo qual esta nova terapia pode dar resposta à necessidade crítica de terapêuticas ​​mais seguras e eficazes.

A sociedade mostra-se empenhada em promover o avanço de terapias inovadoras, particularmente para pacientes com necessidades médicas não satisfeitas, e esta nova fórmula de imunoterapia da Affimed tem vindo a assumir-se como uma opção terapêutica promissora para estes doentes.

"A parceria entre a Affimed e a LLS é uma validação importante do elevado potencial da nossa plataforma TandAb e reforça a nossa estratégia de desenvolver esta terapia para tumores hematológicos", disse Adi Hoess, CEO da Affimed.

Num estudo de fase I, o AFM13 revelou um bom perfil de segurança, uma vez que foi bem tolerado em todas as doses testadas. Além disso, mostrou sinais claros e significativos de eficácia em alguns pacientes com prognóstico reservado, incluindo doentes que não responderam ao tratamento com o recém aprovado Adcetris da Seattle Genetics. O objetivo agora é avançar para um estudo de fase II.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.