PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Exposição “Safari Fotográfico pelo Porto” chega ao IPO
2013-09-17
Fonte: Fundação Rui Osório de Castro

O Instituto Português Francisco Gentil do Porto (IPO do Porto) vai inaugurar, no próximo dia 21 de setembro, a exposição “Safari Fotográfico pelo Porto”, com fotografias da autoria de crianças em tratamento no serviço de pediatria daquele instituto. 

A exposição, que irá estar, num primeiro momento, no atrium principal do IPO do Porto, antes de seguir para o internamento de pediatria, conta com cerca de 36 fotografias tiradas por 12 crianças que, através da sua câmara fotográfica, retrataram a cidade do Porto.

A iniciativa, promovida pela Fundação Rui Osório de Castro em parceria com o IPO do Porto, é uma continuidade da atividade “Safari Fotográfico”, realizada com as crianças daquele instituto no passado mês de junho, onde lhes foi pedido que interpretassem a cidade do Porto através de uma câmara fotográfica.

Mais de 40 pessoas, entre crianças e familiares, participaram neste circuito que incluiu um passeio panorâmico pela cidade num autocarro turístico e ainda a realização de um atelier fotográfico nos Jardins de Serralves.  

As imagens desta exposição revelam, assim, o que cada criança quis registar neste dia, tão diferente e especial para quem convive diariamente com esta doença, permitindo uma alienação face à dura realidade diária em que vivem, refere uma nota da Fundação. 

No dia 21, serão ainda anunciadas as três melhores fotografias de acordo com as 3 categorias a concurso - Melhor Foto, Mais Criativa e Menção Honrosa – cujos vencedores serão premiados com uma máquina fotográfica digital Canon, oferecida pela Canon. As fotografias serão selecionadas por um júri constituído por representantes das três entidades mais envolvidas no evento de junho - Fundação Rui Osório de Castro, IPO do Porto e Fundação Serralves - e será realizado um lanche convívio com todos os participantes e familiares, oferecido pela Jerónimo Martins, para apresentação das fotografias e entrega dos prémios. 

Ações como estas fazem parte do projeto de atividades que a Fundação Rui Osório de Castro promove todos os anos, de forma a poder estar mais perto dos seus beneficiários e acompanhar a realidade da oncologia pediátrica. 

Estas atividades e, em particular, a exposição “Safari Fotográfico pelo Porto”, pretendem também mostrar que o envolvimento das crianças no processo criativo pode contribuir positivamente para a melhoria da qualidade de vida, através da exteriorização de sentimentos. 

Esta exposição é promovida pela Fundação Rui Osório de Castro, em parceria com o IPO do Porto, e conta com o apoio da Fundação Serralves, Canone Jerónimo Martins. 

O evento lúdico “Safari Fotográfico” contou ainda com o patrocínio da Fundação Montepio e com o apoio da ACT – Associação de Empresários para o Desenvolvimento do Turismo Cultural no Porto e na Região, Yellow Bus Carristur, Fundação Serralves, Portugália Cervejaria, Jerónimo Martins e Ogilvy Design.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.