PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Nanocápsulas de ADN podem entregar medicamentos diretamente em células tumorais
2013-09-05
Fonte: Scicasts

Investigadores da Universidade McGill, no Canadá, conseguiram desenvolver nanocápsulas especiais, produzidas com fitas de ADN, que podem garantir a entrega de fármacos diretamente sobre células cancerígenas, sem afetar as saudáveis. 

Num artigo publicado na revista Nature Chemistry, os cientistas canadianos consideram que essas nanoestruturas apresentam grandes vantagens e estão agora a fazer testes com culturas de células e animais para analisar a viabilidade da sua aplicação.

As nanocápsulas de ADN foram desenvolvidas para comportar substâncias terapêuticas de forma a libertá-las diretamente em células doentes, por via da resposta a um estímulo específico, sinalizado por uma sequência genética.

Essas capsulas libertam medicamentos na presença de uma sequência específica de ácido nucleico. Muitas células doentes, como as células cancerígenas, por exemplo, promovem a expressão em excesso de determinados genes que podem ser usados para atrair essas nanoestruturas, permitindo a aplicação precisa de fármacos nos tecidos tumorais.

A estrutura agora criada apresenta várias vantagens em relação aos materiais sintéticos usados frequentemente para distribuir medicamentos no organismo, visto que são desenvolvidas com grande precisão, são biodegradáveis e apresentam forma, tamanho e propriedades facilmente adaptáveis a diversas situações e doentes, sendo, por isso, uma grande esperança na luta contra o cancro.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.