PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Associação no Brasil promove programa de diagnóstico precoce de cancro pediátrico
2013-09-03
Fonte: ParanaShop

A Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN), no Brasil, avançou com a criação de um programa, com o apoio financeiro do Instituto Ronald McDonald, destinado a promover o diagnóstico precoce de cancro infantil na cidade de São José dos Pinhais, no Estado brasileiro do Paraná. 

O objetivo do programa é preparar os profissionais de saúde da família para a deteção precoce da doença em crianças e adolescentes, permitindo aumentar, de forma significativa, as probabilidades de cura dos doentes. 

O Programa Diagnóstico Precoce é uma iniciativa do Instituto Ronald McDonald, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Cancro do Brasil (INCA) e com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE).

O programa, que está a ser aplicado em várias regiões e cidades do país, tem como meta diminuir o tempo entre o aparecimento dos primeiros sinais e sintomas do cancro pediátrico e o seu diagnóstico, de modo a aumentar a expetativa e qualidade de vida dos pacientes.

As ações e atividades a serem desenvolvidas no âmbito desta iniciativa visam preparar as equipas de Saúde Familiar para que fiquem capacitadas para identificar os primeiros sinais e sintomas do cancro em crianças e adolescentes, facilitando, desta forma, o diagnóstico precoce da doença e o encaminhamento rápido dos pacientes para avaliação clínica e início dos tratamentos. 

A APACN, uma entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 1983 por um grupo de médicos e pais de crianças com cancro, os quais presenciaram a difícil realidade de pacientes que não tinham como continuar os seus tratamentos devido a carências financeiras, e decidiram criar meios para os ajudar.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.