PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Nova técnica prevê eficácia de terapias contra cancro cerebral
2013-08-27
Fonte: Eurekalert

Cientistas do Centro de Imagiologia Biomédica Martinos do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, recorreram a uma nova técnica para prever a resposta de pacientes com glioblastoma (tumor que afeta o cérebro) aos tratamentos.

O procedimento, que se dá pelo nome de imagem arquitetónica dos vasos (VAI, na sigla em inglês), tem capacidade para identificar alterações nos vasos sanguíneos do tumor, poucos dias após o início de uma terapia que tenha como alvo a angiogénese (mecanismo de crescimento de novos vasos sanguíneos a partir dos já existentes).

O VAI ajuda os investigadores a determinar, de uma forma não invasiva, fatores como o tamanho, o raio e a capacidade dos vasos sanguíneos de responderem aos tratamentos, o que representa uma vantagem em comparação com a PET ou as biópsias.

A equipa, liderada por Kyrre Emblem e Gregory Sorensen, utilizou a VAI para analisar dados de ensaios clínicos de fase 2 em pacientes com glioblastoma recorrente sujeitos a terapia com o composto cediranib, com o objetivo de perceber se o tumor do paciente respondia ou não aos tratamentos.

Os resultados desta técnica podem ajudar os médicos a perceber antecipadamente a resposta dos pacientes às terapias oncológicas, através das alterações nos vasos do tumor, durante os tratamentos anti-angiogénese, recorrendo a um tipo de “medicina verdadeiramente personalizada”, que contribuirá para evitar o recurso a tratamentos ineficazes.

 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.