PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Pedidos de ajuda à Liga cresceram 20% no primeiro semestre de 2013
2013-08-14
Fonte: Diário de Notícias

O número de pedidos de ajuda de doentes oncológicos que chegam à Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) tem aumentado exponencialmente desde o último ano e os números mais recentes mostram mesmo uma subida de 20% nos pedidos de auxílio no primeiro semestre de 2013.

O presidente da LPCC, Francisco Cavaleiro de Ferreira, explica que os pedidos dos doentes surgem pela necessidade de mais apoio na compra de medicamentos, acesso a transportes e alimentação. Apesar de serem estas as áreas prioritárias, o responsável garante ainda que, em alguns casos, a Liga contribui para ajudar a pagar a renda de casa

Em 2012, a Liga dispensou mais de 524 mil euros para apoiar doentes carenciados que necessitavam de ajuda para a compra de medicamentos, próteses, transporte e alimentação, num total de cerca de 15 mil beneficiários.

Em declarações ao Diário de Notícias, Francisco Cavaleiro de Ferreira explica que se tem vindo a observar um número cada vez mais crescente de casos da doença, em paralelo com “uma redução da capacidade económica das famílias".

Vítor Veloso, presidente do Núcleo do Norte, refere, por sua vez, que "os doentes oncológicos têm sido muito penalizados pelo Ministério da Saúde. Tudo o que era sentido como apoios não tem concretização prática”, dando como exemplo as taxas moderadoras, sobre as quais não há ainda, por exemplo, nenhuma norma que garanta a isenção após os cinco anos de doença.

“As pessoas fazem um esforço muito grande e passam privações para irem às consultas e fazerem os exames de seguimento. Há caso dramáticos de famílias que não têm dinheiro para viver de forma aceitável”, indica ainda o responsável.

Com o objetivo de criar maior proximidade com os doentes, a LPCC tem procurado aumentar o número de delegações em todo o território nacional. “Já abrimos quatro e até ao final do ano esperamos que sejam dez”, anunciou Francisco Cavaleiro de Ferreira.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
 
 
 
 
 
21 Setembro
Nos dias 21 e 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro organiza, em Lisboa, o I Congresso...
03 Outubro
Entre os dias 3 e 5 de outubro, realiza-se em Foz do Iguaçu, no Brasil, o XVI Congresso Brasileiro...
12 Novembro
Nos dias 12 e 13 de novembro, realiza-se, em Lisboa, o Congresso Mundial de Oncologia Pediátrica e...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.