PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Governo brasileiro aposta na pesquisa de fármaco inovador contra o cancro
2013-07-18
Fonte: Agência Brasil

O Brasil vai investir na pesquisa de fármacos biotecnológicos de tratamento oncológico, tendo já anunciado, para o efeito, o financiamento de 15,2 milhões de reais (cerca de 5,1 milhões de euros) para estudos que serão levados a cabo no Instituto Butantan, em São Paulo.

Os investigadores daquela unidade vão desenvolver um medicamento biotecnológico pioneiro contra o cancro, partindo do estudo do genoma do parasita Amblyoma cajannense, pois o mesmo possui, na composição da sua saliva, uma proteína com propriedades anticoagulantes que revela um forte potencial anticancerígeno.

Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, coordenadora da investigação no Instituto Butantan, indica que a pesquisa, cujos primeiros passos para a descoberta da molécula já foram realizados no Laboratório de Bioquímica e Biofísica do instituto, irá agora focar-se na avaliação da estrutura de uma nova molécula do medicamento e no mecanismo de ação e obtenção dessa mesma molécula em escala laboratorial.

Os primeiros testes em laboratório avaliaram o mecanismo de ação da molécula in vitro e in vivo, e concluíram que a mesma é de facto seletiva para células tumorais, além de revelar baixa toxicidade.

A aposta do Governo brasileiro nesta área surge, em parte, pela garantia da eficácia dos resultados já obtidos com a molécula, que já detém inclusive patente nos Estados Unidos, Japão, Austrália, China e em alguns países da União Europeia, e que reúne as condições necessárias para poder originar um novo medicamento inovador e eficaz contra o cancro. 

O projeto contará ainda com a colaboração da União Química Farmacêutica Nacional do Brasil e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.