PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Nova estratégia para tratar leucemia em crianças e adultos
2013-07-05
Fonte: Universidade de Miami

Um estudo de laboratório inovador indica que o bloqueio da formação de um complexo de proteínas cancerígeno nas células do sangue poderia combater um tipo de leucemia mortal nas crianças e nos adultos.

Stephen D. Nimer, diretor do Centro de Compreensão em Cancro Sylvester, nos Estados Unidos, ressalva que, "ao lançar uma nova luz sobre as interações proteína-proteína que levam à leucemia mieloide aguda (LMA), o nosso estudo aponta para uma potencial estratégia terapêutica".

A pesquisa, que junta ainda investigadores das universidades de Miami e Rockefeller e do Centro de Cancro Memorial Sloan-Kettering e do Colégio de Medicina Weill Cornell, foi publicada online na revista Nature.

Os autores do estudo avaliaram, durante mais de uma década, a proteína AML1-ETO - que atua como oncogene, estimulando o crescimento de células da leucemia - e dizem-se agora preparados para “interromper a progressão da ALM1-ETO no desenvolvimento da leucemia, uma descoberta fundamental que ajudará no desenvolvimento de futuras terapias".

O oncogene ALM1-ETO tem preferência por se deslocar em complexos proteicos, o que lhe permite atrair e ligar outras proteínas. Em conjunto, estes complexos podem bloquear a formação de células sanguíneas saudáveis e contribuir para o desenvolvimento de novos casos de leucemia aguda. 

A grande conclusão deste estudo mostra que “a prevenção do complexo AML1-ETO de 'recrutamento' de outras proteínas impede a progressão da leucemia", ressalvam os cientistas.

Os autores sublinharam que as conclusões surgem quase 20 anos depois do oncogene AML1-ETO ter sido isolado pela primeira vez em laboratório, destacando que "a sua bioquímica é tão complexa que levou décadas para que pesquisadores de todo o mundo pudessem reunir as informações que poderiam levar ao desenvolvimento de uma terapia-alvo para este tipo de leucemia". 

Os cientistas explicam ainda que uma estratégia de "bloqueio" semelhante já foi desenvolvida para combater o linfoma, embora ainda não seja amplamente usada no tratamento da doença. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.