PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Modelo matemático avançado pode prever luta contra o cancro
2013-06-20
Fonte: Eurekalert

Um novo tipo de modelagem matemática avançada pode ser usado na luta contra o cancro, segundo anunciaram pesquisadores canadianos, num artigo publicado na revista Nature Communications

A técnica prevê a forma como diferentes tratamentos e modificações genéticas podem eliminar o cancro, usando ainda vírus oncolíticos para superar as defesas naturais das células cancerígenas que evitam a infeção viral.

John Bell, do Instituto de Pesquisa do Hospital de Ottawa e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Ottawa, sublinha que “os vírus oncolíticos são especiais, na medida em que visam especificamente as células cancerígenas", no entanto, ressalva que "alguns vírus funcionam bem em algumas circunstâncias e não noutras. Como resultado, têm sido feitos grandes esforços na tentativa de modificar os vírus para os tornar seguros, de modo a que não tenham como alvo o tecido saudável e sejam mais eficientes na eliminação de células cancerígenas. "

Bell liderou uma equipa que usou modelos matemáticos para traçar estratégias que pudessem eliminar as células de cancro extremamente sensíveis à infeção pelo vírus, sem afetar as células saudáveis.

Os cientistas explicam que esses modelos matemáticos podem prever como as modificações virais teriam impacto real sobre as células cancerígenas e as saudáveis, o que permite identificar rapidamente as abordagens mais promissoras que podem vir a ser testadas em laboratório.

O modelo matemático descreve um ciclo de infeção do vírus e, reconhecendo as principais diferenças fisiológicas entre as células normais e as cancerígenas, permite identificar formas de modificar o genoma do vírus a fim de contrariar as defesas antivirais das células cancerígenas. 

As simulações foram muito precisas e as modificações virais identificadas eliminaram eficazmente o tumor num modelo de rato com a doença.

A equipa trabalhou até aqui com um tipo específico de célula cancerígena, mas pretende agora expandir a sua ação para olhar para outros tipos de células tumorais e ver até que ponto as previsões de um caso específico podem ser generalizadas para outros tipos de cancro.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
 
 
 
 
 
21 Outubro
No dia 21 de Outubro, a Make-A-Wish organiza a 5ª Edição do Cycle-A-Wish by Night. As...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a cidade do Porto irá acolher o 18.º Congresso Nacional de...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorre o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.