PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Projeto Safira ensina a fazer alimentos e refeições saudáveis
2013-06-04
Fonte: Projeto Safira/Lusa

No passado fim de semana, o Projeto Safira – Escolhas Informadas no Tratamento e Prevenção do Cancro promoveu um workshop em Matosinhos, onde deu a conhecer aos participantes a importância do consumo de determinados alimentos que está comprovado cientificamente que protegem contra o desenvolvimento de tumores.

Sob o lema “Como Fazer da Cozinha Uma Farmácia”, os participantes tiveram a oportunidade de confecionar uma refeição completa com ingredientes que contêm propriedades anticancerígenas, entre os quais couves, cereais integrais, frutos vermelhos, soja, cebolas, alhos, chá verde e alguns tipos de cogumelos, e ainda aprender um pouco mais sobre as técnicas de conservação destes alimentos e os utensílios que devem ser usados na sua preparação.

O Projeto Safira nasceu da vontade de Gabriel Mateus, pai de uma criança com cancro, de “reforçar a cidadania ativa no contexto médico, disponibilizando o conhecimento global e alargado relativo ao problema oncológico, facilitando instrumentos que promovam uma auto-responsabilização do indivíduo pelo seu processo terapêutico, assim como uma decisão bem-informada”.

Gabriel Mateus sublinha que muitos tumores dependem de fatores externos que podem ser facilmente alterados numa perspetiva preventiva, e recorda que entre 30% a 40% dos cancros podem ter origem num tipo de alimentação pouco adequada.

Por este motivo, o mentor do projeto entende ser fundamental contribuir para a divulgação destas premissas junto da população.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.