PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Super-herói em banda desenhada dedicado a vítimas de cancro pediátrico
2013-05-14
Fonte: The Jewish Week

Shira Frimer, uma terapeuta e fã de livros aos quadradinhos, perdeu o marido numa luta contra o cancro e encontrou, na arte da banda desenhada, a única forma de criar um legado de esperança a partir da sua própria solidão.

Treze anos depois da morte do seu companheiro, Shira terminou um livro de histórias aos quadradinhos, com 104 páginas, sobre um médico herói que luta contra as forças mortais. A obra será distribuída gratuitamente para crianças com cancro.

"Escrever o livro fez-me perceber como a criatividade pode ser uma fonte de cura", disse Shira Frimer, de 37 anos, natural de Cleveland, nos Estados Unidos, que agora vive em Israel. 

Embora o livro seja destinado a públicos de todas as origens, ele contém temas judaicos. Por exemplo, o título da aventura "Nistar" significa "escondido" em hebraico, referindo-se aos mundos ocultos sobre as pesquisas do herói do livro por uma pedra mística com poderes de cura. No centro da história surge a lenda da pedra Tzohar, um prisma que contém uma luz primordial e foi transmitido através de gerações desde a criação do mundo.

O personagem principal do livro é o Dr. Jacob Barak, um sobrevivente de cancro e um jovem médico que desafia as forças das trevas. Ela não teve que procurar muito para se inspirar em alguém para o personagem, pois este foi baseado no seu marido israelita Yaakov, diagnosticado com um sarcoma de Ewing aos 19 anos, pouco depois de terem ficado noivos. 

O casal recusou-se a aceitar o prognóstico, casaram-se em Israel, e Yaakov completou um ano da faculdade de direito durante o tratamento oncológico. Em seguida, tornou-se uma figura muito acarinhada pelas crianças no Centro Médico Schneider, em Petach Ticva, Israel, animando o dia a dia dos mais pequenos na enfermaria de oncologia.

"Ele era como um super-herói para todas as crianças que estavam na enfermaria de oncologia pediátrica. Se alguém merece um super-herói são essas crianças, que passam por tanta coisa e veem-lhe retirada grande parte da sua infância”, lembra Shira.

Yaakov morreu aos 24 anos, mas não sem antes ter espalhado uma alegria contagiante, por isso Shira decidiu continuar a partilhar essa alegria através do seu livro.

Graças a uma campanha bem sucedida em Indiegogo, Shira poderá distribuir 5 000 cópias de "Nistar" para hospitais nos Estados Unidos, em setembro, mês em que se assinala o cancro pediátrico. O seu objetivo imediato é conseguir chegar a enfermarias de cancro pediátrico em todo o mundo. 

"Espero incentivá-las a encontrarem o seu próprio super-herói interior, a reconhecer a sua própria história. 'Nistar' foi concebido para dotar as crianças desta capacidade. Eu quero que elas saibam que não estão sozinhas ", disse. 

"Quando se tem um super-herói que é projetado para nós próprios, alguém cuja causa é a nossa causa, este super-herói vai conseguir trazer-nos um sorriso", acredita Shira.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.