PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Batom e brilho para os lábios possuem níveis preocupantes de metais tóxicos
2013-05-10
Fonte: Universidade de Berkeley

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, indicam que os batons e os brilhos para os lábios possuem, na sua composição, metais tóxicos que podem prejudicar a saúde e até promover o desenvolvimento de tumores cancerígenos.

A equipa testou 32 batons diferentes e brilhos labiais comummente encontrados em farmácias, perfumarias e hipermercados. As análises detetaram chumbo, cádmio, cromo, alumínio e outros cinco metais, alguns dos quais foram identificados em níveis que poderiam aumentar o potencial para gerar problemas de saúde. 

"Alguns dos metais tóxicos estão presentes em níveis que podem ter um efeito a longo prazo" sobre a saúde, provocando problemas ao nível do sistema nervoso central e potenciando o desenvolvimento de cancro, indicam os pesquisadores.

Num artigo publicado online na revista Environmental Health Perspectives, os cientistas explicam que o batom e o brilho labial são de especial preocupação, porque são ingeridos ou absorvidos, pouco a pouco.

Os autores do trabalho sublinham que uma dose diária aceitável dos produtos resultaria na excessiva exposição ao cromo, uma substância cancerígena que tem sido associada a tumores de estômago. 

Por outro lado, a excessiva utilização destes produtos de maquilhagem pode resultar numa eventual exposição excessiva ao alumínio, cádmio e manganês. No que diz respeito a este último composto, a exposição a concentrações elevadas do mesmo tem sido associada a uma elevada toxicidade no sistema nervoso.

O chumbo foi detetado numa concentração geralmente menor do que o nível de ingestão diária aceitável; no entanto, os níveis de chumbo ainda levantam preocupações para crianças, pois nenhum nível de exposição ao chumbo é considerado seguro.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
15 Março
O III Congresso Internacional de Imagem Médica e Radioterapia realiza-se em Castelo Branco, entre...
16 Março
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro irá organizar, em Coimbra, no dia 16...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.