PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Investigador português integra estudo internacional com biomarcador de cancro
2013-05-09
Fonte: TVI

O investigador português Pedro Castelo-Branco representa Portugal numa pesquisa inédita que foi conduzida num hospital público pediátrico de Toronto, no Canadá, focada na procura de novas respostas para lidar com tumores cerebrais infantis.

A equipa internacional descobriu um novo biomarcador que já foi testado com sucesso em tumores cerebrais pediátricos, mas que estará apto para “detetar outras formas de cancro”, revelou à Lusa Pedro Castelo-Branco.

O investigador, licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro e doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, está há cinco anos a fazer pesquisa no Hospital Sick Children, de Toronto.

Pedro Castel-Branco é autor principal de um artigo científico publicado na revista The Lancet Oncology, onde são relatadas as descobertas do biomarcador, que, no seu entender, “pode ajudar os clínicos a decidir, em cada caso, uma forma de tratamento adequada ao paciente”.

O estudo em causa envolveu 350 crianças e jovens com tumores cerebrais, acompanhados em diversos centros de investigação do cancro na Europa e América do Norte.

A ação deste biomarcador será agora avaliada noutros tumores, incluindo uma pesquisa internacional sobre o cancro da próstata, que conta com o empenho do Serviço de Urologia e Transplantação Renal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, em parceria com instituições alemãs, austríacas e canadianas.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.