PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Criada nos EUA primeira equipa de pesquisa de cancro pediátrico
2013-04-10
Fonte: Hospital Pediátrico de Filadélfia

John Maris, diretor do Centro para Pesquisa do Cancro Infantil do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, vai liderar a "Dream Team" (Equipa de Sonho), a primeira equipa pediátrica dedicada à criação de novos tratamentos para os tumores infantis mais agressivos. 

A equipa de investigadores receberá 14,5 milhões de dólares (cerca de 11 milhões de euros) em financiamento, ao longo de quatro anos, a fim de combinarem a genómica e imunoterapia para aumentar as taxas de cura da doença.

Os membros da Dream Team incluem pesquisadores de cancro pediátrico de renome e clínicos especialistas em genómica (estudo dos genes e das suas funções) e imunoterapia (tratamentos que usam o próprio sistema imunológico do organismo para combater a doença).

Em comparação com os tumores que afetam os adultos, as mutações genéticas que podem promover o desenvolvimento de novas opções de tratamento são raras nos cancros pediátricos, o que sugere que a pesquisa de oncologia pediátrica deve ir além dos métodos tradicionais de identificação, a fim de melhorar substancialmente os resultados para as crianças com cancro.

Os tratamentos de imunoterpia, que têm como alvo moléculas presentes na superfície celular, têm mostrado resultados impressionantes em ensaios clínicos pediátricos, apoiando a ideia de que a imunoterapia é uma importante estratégia contra o cancro infantil. 

O grupo desenvolveu uma abordagem de pesquisa em três frentes para se focar nos tumores infantis que são mais difíceis de tratar e mais fatais, como algumas formas de leucemia (tumor que afeta o sangue), neuroblastoma (tumor que afeta o sistema nervoso simpático), tumores cerebrais e outros tipos de tumores. 

Primeiro, serão identificadas e validadas moléculas da superfície celular de tumores específicos, que podem servir como potenciais alvos para a imunoterapia de alto risco de cancros pediátricos, a fim de desenvolver vários imunoterapêuticos que reconhecem e matam as células cancerígenas expressas nestas moléculas.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
 
 
 
 
 
21 Outubro
No dia 21 de Outubro, a Make-A-Wish organiza a 5ª Edição do Cycle-A-Wish by Night. As...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a cidade do Porto irá acolher o 18.º Congresso Nacional de...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorre o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.