PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Treino para resolução de problemas ajudam mães a lidar com diagnóstico de cancro infantil
2013-02-14
Fonte: Science Daily

Um ensaio clínico prévio mostrou a eficácia de ações de treino para resolução de problemas em mães, com o objetivo de ajudar a suportar fases mais difíceis ao longo da vida, como é exemplo o diagnóstico de uma doença grave nos seus filhos.

"A mãe é o pilar de uma família. Após o diagnóstico de cancro numa criança, se a mãe se sentir stressada e não conseguir reagir, são muito visíveis os efeitos sobre o seio familiar”, referiu Diane Fairclough, do Centro de Cancro do Colorado, nos Estados Unidos.

Num estudo evolutivo, 309 mães assistiram a ações que tinham como finalidade ajudar a superar problemas. O aumento da capacidade para gerir problemas traduziu-se numa melhoria do humor, diminuição da ansiedade e menos sintomas de stress pós-traumático.

No caso do diagnóstico de uma criança com cancro é comum que se abata sobre a familia “uma sensação de que a doença tomou o rumo da sua vida, alterando o ritmo de vida, os hábitos e mesmo as férias em família, entre outras questões”, salientam os pesquisadores.

Nestes casos específicos, os autores do estudo relembram que sessões contínuas de treino para resolução de problemas “ajudam as mães a assumirem algum controlo após o diagnóstico do seu filho, tornando as tarefas e as medidas a adotar gerenciáveis, e dando aos pais a sensação de que não são apenas meros observadores no processo".
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.