PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Fundação Alex’s Lemonade Stand financia nova pesquisa para leucemia
2013-01-06
Fonte: South Lake Union

O investigador Roland Walter, do Centro de Pesquisa em Cancro Fred Hutchinson, nos Estados Unidos, recebeu uma bolsa de 375.000 dólares (cerca de 287.600 euros) da Fundação Alex’s Lemonade Stand para um estudo que pode levar a tratamentos mais eficazes contra a leucemia mieloide aguda, um tipo de tumor que afeta o sangue e que é muito frequente em idade pediátrica.

Roland Walter acredita que apenas uma pequena porção das células de leucemia têm a capacidade de se replicar e gerar mais células cancerígenas. Estas células são conhecidas como células-tronco da leucemia e podem ser tão raras quanto uma em um milhão.

O investigador e a sua equipa estão confiantes de que é possível curar um paciente com este tipo de tumor destruindo apenas as células-tronco, em vez de tentar eliminar todas as células cancerígenas.

O desafio está agora em identificar quais as células-tronco da leucemia, o que, segundo o pesquisador, pode variar muito. Para determinar quais as características que estas células compartilham, as células-tronco necessitam de ser cultivadas e examinadas em laboratório, tarefa que era impossível até à data, mas Walter já desenvolveu um novo método para cultivar as células-tronco de leucemia fora do corpo humano.

Ao estudar essas células em ambiente controlado, os cientistas esperam aprender mais sobre elas a fim de criar terapias mais específicas. Roland Walter está expectante de que as descobertas podem ajudar a combater outros tipos de cancro que possam ter um comportamento semelhante, como o melanoma (cancro da pele) e o cancro cerebral.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.