PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Cientistas avaliam implicações sociais nos sobreviventes
2013-01-04
Fonte: HemOnc Today

A maioria dos sobreviventes de tumores embrionários pediátricos consegue superar a doença, sobretudo no que diz respeito à recuperação da sua vida social, especialmente nos primeiros anos após o diagnóstico e tratamento, de acordo com resultados de um estudo prospetivo longitudinal.

Vários fatores, incluindo o risco, tratamento e sintomas depressivos podem ser indicadores-chave da retoma da vida social a longo prazo.

"Apesar da natureza longitudinal do estudo, as perguntas sobre a trajetória contínua de resultados sociais para este grupo particular de sobreviventes continuam sem resposta", refere um dos cientistas do Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude, nos Estados Unidos.

Embora a trajetória de ajustamento social comece a elucidar-nos com informações referentes ao envolvimento destes sobreviventes nas suas relações sociais durante a idade adulta, ainda são necessários mais estudos para perceber os reais impactos dos tratamentos e da própria doença.

Os pesquisadores avaliaram 220 pacientes em vários locais dos Estados Unidos, desde o momento do diagnóstico e depois uma vez por ano. Durante os 5 anos após o diagnóstico e tratamento, poucos pais relataram que os seus filhos apresentavam uma ampla rede de amigos e contactos, mas muitos mantinham uma visa social ativa.

Os pais de pacientes com tratamentos e diagnósticos mais complicados relataram mais problemas sociais entre as crianças, como solidão e comportamentos depressivos ao longo do tempo, em comparação com a média dos doentes.

"O nosso estudo fornece ideias importantes para a compreensão dos fatores associados ao funcionamento social após o diagnóstico e tratamento de um tumor embrionário pediátrico", ressalvam os autores, que lembram, no entanto, que as respostas comportamentais amplas observadas e a falta de especificidade nos comportamentos limita o desenvolvimento de intervenções específicas.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31
 
 
21 Setembro
Nos dias 21 e 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro organiza, em Lisboa, o I Congresso...
03 Outubro
Entre os dias 3 e 5 de outubro, realiza-se em Foz do Iguaçu, no Brasil, o XVI Congresso Brasileiro...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.