PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Células tumorais manipulam resposta imune para escapar a destruição
2012-12-29
Fonte: Hospital de S. Diego

Cientistas da Escola de Medicina de San Diego na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, referem, num relatório, que as células tumorais usam os sinais de stress para responder às células do sistema imunológico, explorando-as a fim de criar condições benéficas para o crescimento do cancro.

Num artigo publicado na revista PLoS ONE, os pesquisadores admitem ter descoberto que as células tumorais manipulam um mecanismo fundamental celular que é usado pelas células para manter a homeostase, ou equilíbrio, no retículo endoplasmático, para produção de células necessárias.

Quando, por diferentes motivos, uma célula é sujeita a excesso de trabalho, sofre de stress e um altera o mecanismo que gera esse equilíbrio.

"O objetivo é entender de que forma o stress é transmitido e como isso é amplificado por células recetoras para atacar os aspetos vulneráveis do sistema imunológico", disse o principal investigador do estudo.

Os resultados sugerem que o mecanismo de equilibrio que existe nas próprias células do tumor deveria tornar-se num alvo de terapia, não só pela sua função intrínseca em promover a adaptação e a sobrevivência do tumor, mas pelo seu papel externo em subverter a resposta imune do próprio sistema imunitário contra o tumor."

No último estudo, os cientistas descobriram que a resposta ao stress pode ser transmitida de células para célula, alterando o equilíbrio celular. As células do sistema imunológico são alteradas de tal forma que deixam de conseguir responder no combate ao cancro, dando margem para que as células cancerígenas se possam desenvolver num ambiente propício.

Os autores do estudo sublinham que esta pesquisa elucida os investigadores sobre os processos fundamentais modificados pelas células tumorais para manipular o seu microambiente local a fim de promover a sua sobrevivência e crescimento, e apontam para o facto de esta ser uma área na qual  a indústria farmacêutica provavelmente poderá focar-se na próxima década.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.