PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Composto presente nos brócolos pode tratar leucemia
2012-12-16
Fonte: Colégio de Medicina de Baylor

Cientistas norte-americanos identificaram um composto presente nos brócolos e outros vegetais, o sulforafano, que, em níveis elevados, reduziu o número de células de leucemia linfoblástica aguda (tipo de tumor que afeta o sangue) em laboratório.

Os pesquisadores do Colégio de Medicina de Baylor, nos Estados Unidos, explicam que a “leucemia linfoide aguda é um tipo de cancro das células brancas do sangue comum em crianças" e que nem sempre responde aos tratamentos, motivo pelo qual decidiram apostar em “tratamentos alternativos”.

A equipa centrou-se no sulforafano puro, um composto natural encontrado nos brócolos que terá propriedades tanto preventivas como terapêuticas nos tumores sólidos. No entanto, até à data, nenhum estudo tinha sido conclusivo sobre a sua interação com cancros do sangue.

O estudo analisou a interação entre o composto e linhagens de células leucémicas e linfoblastos primários de pacientes pediátricos. Os resultados mostraram que as células cancerígenas morreram e outras sadias, obtidas de doadores saudáveis, não foram afetadas. Estudos testados em modelos pré-clínicos de cobaias mostraram resultados similares.

Num artigo publicado na PLoS ONE, aos autores explicam que o composto atua entrando dentro das células e provocando reações com determinadas proteínas. Atualmente, a pesquisa prossegue com a determinação de quais as proteínas que são afetadas e de que forma, a fim de identificar um novo alvo de tratamento.

Mais estudos serão necessários para comprovar a sua eficácia, mas os pesquisadores estão confiantes de que este composto pode um dia vir a ser usado como opção de tratamento em combinação com as terapias atuais.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.