Cientistas no Centro de Cancro da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, descobriram propriedades do arroz na prevenção do cancro.
Elizabeth P. Ryan, líder do estudo, explica que a pesquisa descobriu “um equilíbrio entre alguns componentes bioativos no farelo de arroz que, em combinação, mostram uma atividade anticancerígena."
Entre as propriedades identificadas no arroz estão a capacidade de inibir a proliferação e o crescimento das células cancerígenas, de promover a morte das células malignas (apoptose) e prevenir mutações no ciclo celular.
Os cientistas têm trabalhado ao longo dos últimos tempos com o objetivo de tentar isolar essas substâncias, mas Elizabeth Ryan chegou agora à conclusão de que "é a atividade sinérgica de múltiplos componentes em todo o alimento que deve ser estudada”, uma tarefa que se adivinha difícil, uma vez que há mais de 100 mil variedades de arroz e muitos deles têm uma combinação única de moléculas bioativas.
Apesar das dificuldades inerentes, os pesquisadores garantem que o estudo vale a pena pois "tem potencial para ter um impacto significativo na prevenção do cancro entre a população mundial".