PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Crianças em idade pré-escolar em maior risco de cancro devido a toxinas de origem alimentar
2012-11-17
Fonte: Universidade da Califórnia

Pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Universidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, testaram os efeitos da exposição a toxinas alimentares em crianças e adultos, através da identificação de alimentos com elevados níveis de compostos tóxicos. 

O estudo concluiu que as crianças, sobretudo em idade pré-escolar, apresentam um risco mais elevado de exposição ao arsénio, Dieldrin, DDE (DDT um metabólito), dioxinas e acrilamida, compostos que têm sido relacionados com o cancro e outras condições. 

Os investigadores avaliaram o risco, comparando o consumo da toxina para os padrões de referência estabelecidos e o risco de cancro e de problemas de saúde não-oncológicos. Do total de 364 crianças do estudo, 207 em idade pré-escolar, entre 2 e 7 anos, e 157 crianças em idade escolar, entre 5 e 7 anos, excederam os níveis máximos de risco de cancro para o arsénio, dieldrin, DDE e dioxinas. 

A exposição a pesticidas foi particularmente elevada em alimentos como tomates, pêssegos, maçãs, uvas, pimentão, alface, bróculos, morangos, espinafres, leite, pêras, feijão verde e aipo.

"Estamos focados nas crianças, porque a exposição precoce pode ter efeitos a longo prazo sobre a evolução das doenças", disse o principal autor do estudo, que alerta que “os resultados demonstram a necessidade de evitar a exposição de crianças pequenas a múltiplas toxinas, para reduzir o risco de cancro."

"Precisamos de ter um cuidado especial com as crianças, porque elas tendem a ser mais vulneráveis a muitos destes produtos químicos", lembram os autores. O estudo foi publicado na revista Environmental Health.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.