PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Antiga técnica de massagens no pé pode aliviar sintomas de cancro
2012-11-16
Fonte: Universidade do Michigan

Um estudo conduzido na Universidade Estadual do Michigan, nos Estados Unidos, sugere que a reflexologia pode ajudar os pacientes com cancro a controlar os seus sintomas e realizar tarefas diárias.

Financiado pelo Instituto Nacional do Cancro norte-americano, este é o primeiro estudo de larga escala que assume a reflexologia - um tipo de massagem especializada nos pés praticada desde a época dos faraós - como um complemento para o tratamento padrão do cancro.

O autor do estudo Gwen Wyatt explica que as conclusões agora apuradas urgem como “um primeiro passo para mover uma terapia complementar de cuidados". A reflexologia baseia-se na ideia de que estimular pontos específicos nos pés pode melhorar o funcionamento dos órgãos correspondentes, glândulas e outras partes do corpo.

Wyatt garante ter ficado surpreso ao descobrir que os efeitos da reflexologia assumiam-se principalmente como físicos e não psicológicos. "Nós não tivemos a mudança que poderia ser esperada com os sintomas emocionais como ansiedade e depressão", mas as mudanças mais significativas “foram documentadas com os sintomas físicos".

Os investigadores procuram agora saber se massagens semelhantes à reflexologia realizadas por amigos ou familiares dos doentes, ao contrário de reflexologistas certificados, pode ser uma opção de tratamento mais simples e barato.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
 
 
 
 
 
 
26 Abril
A 25.ª edição do Porto Cancer Meeting está agendada para os dias 26 e 27 de abril, subordinada ao...
09 Maio
De 9 a 11 de maio, realizam-se as XIX Jornadas de Pediatria de Évora, subordinadas ao tema...
10 Maio
O 3.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.