PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


LPCC promove iniciativa de sensibilização para prevenção do tabagismo
2012-11-07
Fonte: press release

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai apresentar no próximo dia 17 de novembro, Dia Mundial do Não Fumador, um grande projeto de sensibilização para a prevenção do tabagismo “Serra da Estrela: a primeira serra do mundo sem tabaco”. 

A sessão de lançamento e apresentação das atividades previstas vai decorrer em Seia, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela, às 15h00 e conta com a participação de Francisco George, diretor-geral da Saúde, Carlos Oliveira, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro e a presença de vários parceiros deste projeto.

Com a “Serra da Estrela: a primeira serra do mundo sem tabaco” a Liga Portuguesa Contra o Cancro prossegue uma das suas principais finalidades: a educação para a saúde e a prevenção do cancro. O tabagismo é responsável por 30% de todos os casos de cancro, 90% dos cancros do pulmão, 25% das doenças do aparelho circulatório e 75% a 80% das patologias respiratórias crónicas (bronquite crónica).

O cancro do pulmão é atualmente o quarto cancro mais incidente em Portugal, e o primeiro cancro em termos de mortalidade.

No projeto “Serra da Estrela: a primeira serra do mundo sem tabaco”, diversas entidades especificamente dedicadas à luta contra o tabagismo e à doença oncológica, como outras que visam a promoção da saúde e bem-estar de um modo mais amplo, reúnem-se para alertar para as consequências negativas do tabagismo e para a necessidade de sensibilizar toda a comunidade para esta problemática.

Este não é um projeto que vise a proibição de fumar, mas uma iniciativa de sensibilização, com a finalidade de aumentar a consciência individual e coletiva dos efeitos que o consumo do tabaco pode provocar.

A iniciativa, que dá continuidade a uma primeira ação que decorreu em 2005, tem como grandes objetivos garantir o direito dos não fumadores, incentivar a comunidade a não fumar, fomentar a criação de espaços livres de fumo de tabaco e divulgar a legislação sobre a proibição de fumar em lugares públicos através de ações de educação.

O programa começa no dia 17 de novembro e vai terminar a 1 de junho de 2013, com uma grande atividade final com a participação das diversas entidades parceiras e de alunos de várias escolas da área envolvente do Parque Natural da Serra da Estrela.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
 
 
 
 
 
 
26 Abril
A 25.ª edição do Porto Cancer Meeting está agendada para os dias 26 e 27 de abril, subordinada ao...
09 Maio
De 9 a 11 de maio, realizam-se as XIX Jornadas de Pediatria de Évora, subordinadas ao tema...
10 Maio
O 3.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.