PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Reconhecidos benefícios da amamentação em mulheres vítimas de cancro na infância
2011-04-07
Fonte: Biospace

As mulheres que desenvolveram algum tipo de cancro na infância podem beneficiar pelo acto de amamentar, segundo uma investigação feita com base numa revisão de vários estudos já publicados, realizada pelo Hospital Infantil de St. Jude, em Memphis, Tennessee, nos Estados Unidos.

Um artigo publicado no Journal of Cancer Survivorship mostrou que a amamentação trouxe benefícios para a saúde de mulheres que sofreram de algum tipo de cancro durante a infância, no sentido de compensar alguns dos efeitos negativos sobre a sua saúde, em consequência do tratamento contra o cancro a que foram sujeitas. 

Os resultados desta avaliação indicam que o aleitamento materno assume um potencial positivo no combate a alguns efeitos tardios associados ao cancro infantil, promovendo melhorias da densidade mineral óssea, minimizando factores de risco da síndrome metabólica, doenças cardiovasculares ou o aparecimento de tumores secundários.

Os investigadores procuraram nas pesquisas indicadores de que estas mulheres que sobrevivem a um cancro na infância podem amamentar com sucesso, avaliando os efeitos a longo prazo do tratamento do cancro na infância na saúde das mulheres em geral, e percebendo de que modo a amamentação pode ajudar a reduzir o risco e impacto da toxicidade associada ao cancro nas sobreviventes.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.