PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Equipa liderada por português descobre como tornar quimioterapia mais eficaz
2012-08-23
Fonte: Lusa

Uma equipa de investigadores de um instituto belga, liderada pelo português Rodrigo Leite de Oliveira, anunciou ter descoberto uma forma de impulsionar a eficácia dos tratamentos de quimioterapia no combate aos tumores cancerígenos.

Os pesquisadores da VIB/KULeuven identificaram uma enzima, designada por PHD2, que, se for inibida, pode ajudar a potenciar os efeitos da quimioterapia e a reduzir os seus efeitos secundários, pois o seu bloqueio ajuda a estabilizar o fluxo sanguíneo até ao tumor.

Num artigo publicado na revista Cancer Cell, o investigador português explica que a inibição da enzima atua diretamente sobre os vasos sanguíneos que irrigam o tumor, que são irregulares, frágeis e disfuncionais, estabilizando a rede vascular que fornece sangue ao tumor, ajudando assim à passagem dos medicamentos administrados durante as sessões de quimioterapia.

A pesquisa testou a administração dos compostos anticancerígenos cisplatina e a doxorubicina e os resultados mostraram uma ação aumentada dos seus efeitos através da inibição da PHD2.

Além da maior eficácia comprovada, os cientistas sublinham ainda que, tendo como alvo esta enzima, é possível, de igual modo, minimizar os efeitos secundários da quimioterapia, “protegendo a função renal e a função cardíaca”.

Numa próxima fase, os cientistas pretendem testar o desenvolvimento de inibidores específicos da enzima PHD2 que possibilitem a criação de novos fármacos.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
 
 
 
 
 
21 Setembro
Nos dias 21 e 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro organiza, em Lisboa, o I Congresso...
03 Outubro
Entre os dias 3 e 5 de outubro, realiza-se em Foz do Iguaçu, no Brasil, o XVI Congresso Brasileiro...
12 Novembro
Nos dias 12 e 13 de novembro, realiza-se, em Lisboa, o Congresso Mundial de Oncologia Pediátrica e...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.