PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Centro Champalimaud recebe primeiros doentes em Junho
2011-04-04
Fonte: Lusa/Público

O Centro Champalimaud dará os primeiros passos no tratamento de doentes a partir do próximo mês de Junho, garantiu a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza. Os primeiros serviços clínicos prestados destinam-se a doentes com cancro de mama, mas o espaço criará sucessivamente margem para actuar nas diversas áreas de tratamento do cancro.

Em declarações aos jornalistas, Leonor Beleza referiu que cerca de 60 investigadores nacionais e estrangeiros, na área das neurociências, já avançaram com os seus trabalhos de investigação, num empenho louvável que pretende destacar-se com os melhores serviços nesta área. 

São também já conhecidos os nomes de três directores do Centro de Investigação Champalimaud, que vão liderar os serviços de Investigação Champalimaud, investigação clínica e o hospital de dia. 

O norte-americano Zvi Fuks ficará responsável pelo Centro de Investigação Champalimaud. Este rádio-oncologista já passou porque instituições de renome mundial, a Universidade de Stanford e Instituto Sloan-Kettering para a Investigação do Cancro, nos Estados Unidos, tendo dedicado parte da sua vasta carreira à investigação biológica dos linfomas e do cancro dos ovários e aos tratamentos de radiações.

O italiano Carlo Greco foi o nome escolhido para liderar a investigação clínica do cancro. Este especialista em radioterapia formou-se em biologia no King’s College, no Reino Unido, e foi bolseiro no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. O português António Parreira, antigo responsável pelo Serviço de Hematologia do Instituto Português de Oncologia, será o director clínico do hospital de dia do centro.  

Leonor Beleza garante que a fundação tem recebido muitas solicitações de doentes que manifestam interesse em integrar os ensaios clínicos no centro, ao abrigo de um protocolo assinado recentemente com o Ministério da Saúde que possibilitará o tratamento de doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no Centro Champalimaud.

O acordo define ainda um trabalho conjunto entre as instituições do SNS e o centro no que toca à promoção de investigações e tratamentos na área oncológica.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
 
 
 
 
 
21 Outubro
No dia 21 de Outubro, a Make-A-Wish organiza a 5ª Edição do Cycle-A-Wish by Night. As...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a cidade do Porto irá acolher o 18.º Congresso Nacional de...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorre o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.