PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Instituto australiano procura perfil metabólico de células de cancro infantil
2011-04-04
Fonte: Science Network

O Instituto Metabolomics Austrália (MA), que tem como foco de trabalho a investigação de materiais biológicos, anunciou recentemente um importante avanço na análise de células cancerígenas na área da leucemia.

A investigadora Amy Samuels refere que a pesquisa, que está ainda numa fase embrionária, debruça-se sobre o RNA (ácido ribonucléico) das células cancerígenas da leucemia linfoblástica aguda.

A ideia dos cientistas é definir um relatório que permita identificar neste tipo de tumor quais os genes que são activados e bloqueados e em que células. 

Assim, além de um olhar sobre os genes e as proteínas que actuam no desenvolvimento deste tipo de cancro, os cientistas australianos procuram agora respostas nos metabolitos que podem mostrar o resultado final das reacções químicas que ocorrem no corpo, dando uma ideia do local exacto das mutações. 

A intenção é criar um perfil metabólico destas células cancerígenas, a fim de perceber de que modo as células de leucemia alteram o seu metabolismo e de que forma este está associado à resistência aos medicamentos.

Os investigadores acreditam que, depois de definido o perfil genómico, será possível identificar novos tratamentos terapêuticos. "Podemos até ser capaz de detectar as patentes que podem tornar-se resistentes, antes de as tratar e, em seguida, individualizar o tratamento para esses doentes."
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.