PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Descoberto gene expresso em níveis anormais em células da leucemia
2012-08-15
Fonte: Fiercebiotechresearch

Uma equipa de cientistas localizou um gene que é abundante em células-tronco da leucemia mieloide aguda (tipo de cancro que afeta o sangue), o qual pode surgir como um novo alvo para desenvolver mais e melhores tratamentos para esta doença rara e muitas vezes fatal.

Pesquisadores do Colégio de Medicina Albert Einstein da Universidade de Yeshiva, nos Estados Unidos, descobriram novos efeitos do gene HLX, os quais estão presentes "em níveis anormalmente elevados" nas células estaminais de leucemia, segundo confirmaram testes de laboratório com ratinhos.

Num estudo publicado na revista Cancer Cell, os cientistas afirmam ter encontrado os mesmos níveis elevados do gene num grande número de pacientes com a doença. Num total de 354 pessoas, 87 por cento dos indivíduos apresentavam uma sobre-expressão do gene, em comparação com um grupo de pessoas saudáveis.

Utilizando uma técnica específica para reduzir a expressão do HLX em células de leucemia mieloide aguda de ratos e doentes com este tipo de cancro, foi possível suprimir o crescimento do tumor.

A pesquisa está ainda nos seus estágios iniciais e preveem-se largos anos antes que possa vir a ser criado um teste, além de não existir qualquer garantia de que os resultados possam ser semelhantes em pessoas, no entanto, os cientistas estão seriamente empenhados em avançar com o desenvolvimento de um tratamento viável e pretendem licenciar a tecnologia HLX.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.