PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Decifrado código genético do meduloblastoma
2011-03-31
Fonte: AdvancedWeb/Science Express

Cientistas do Centro de Cancro Johns Hopkins Kimmel, nos Estados Unidos, decifraram o mapa genético do meduloblastoma, um dos tumores cerebrais mais comuns e agressivos na infância. 

Victor Velculescu, autor do estudo, explica que as análises sugerem que as mudanças genéticas nos tumores pediátricos, neste caso específico, no meduloblastoma, são visivelmente diferentes dos tumores nos adultos, no sentido em que, nas crianças, este tumor apresenta entre cinco a dez vezes menos alterações.

Para a investigação, os cientistas sequenciaram quase todos os genes tumorais em 22 amostras de meduloblastoma pediátrico, comparando-os com o ADN normal de cada doente, com o objectivo de identificar mudanças específicas do tumor ou mutações. Cada amostra de tumor apresentava, em média, 11 mutações, num total de 225 mutações.

Em seguida, os investigadores procuraram perceber, através de um segundo conjunto de 66 meduloblastomas, incluindo amostras de adultos, de que modo estas mutações alteraram as proteínas produzidas pelos genes.

De acordo com o artigo publicado na revista Science Express, a pesquisa concluiu que a maioria das mutações ocorre num número limitado de genes. 

Os cientistas lembram que o tratamento de crianças com tumores cerebrais “é um desafio particular", dado que as terapias mais eficazes, como a cirurgia e a radioterapia, “podem causar efeitos secundários significativos, incluindo deficiências cognitivas e alterações hormonais”, que, no caso das crianças, podem ser “potencialmente devastadores”.

Os resultados do estudo dão um novo alento, visto que a descoberta pode ser fundamental para entender esta informação como um ponto de partida para novas terapias de tratamento do cancro infantil.
 


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.