PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Descobertas mutações responsáveis pelo desenvolvimento da leucemia mielóide aguda
2011-03-28
Fonte: BBC

Cientistas do Instituto Wellcome Trust Sanger, no Reino Unido, identificaram três tipos de mutações que dão origem à leucemia mielóide aguda, um tipo de cancro que atinge os glóbulos brancos do sangue.

A importância dos genes no desenvolvimento deste cancro foi descoberta em testes com cobaias e os cientistas acreditam que as conclusões apuradas serão fundamentais para a implementação de novas terapias.

O artigo publicado na Nature Genetics refere que a necessidade de perceber melhor o processo que leva à formação deste tipo de leucemia surge devido ao pouco progresso que se verifica no que diz respeito à criação de novos fármacos de combate à doença.
 
A mutação mais comummente envolvida no desenvolvimento do cancro é observada no gene NPM1. Alterando este gene em células do sangue em ratos, os cientistas conseguiram impulsionar a capacidade de renovação das células, um dos sinais mais comuns do cancro. No entanto, apenas um terço das cobaias desenvolveram este tipo de leucemia.

Durante a pesquisa foram aleatoriamente alterados os genes mutantes nos animais, através de uma técnica designada por mutagénese dirigida, a fim de identificar quais as mutações responsáveis pela doença nos animais.

Foram descobertos dois tipos adicionais de mutação, uma que afecta a divisão celular e o crescimento e uma outra que altera o ambiente celular.
 
George Vassiliou, autor do estudo, explica que o próximo passo passará, certamente, por identificar fármacos que já existam no mercado, com o intuito de os utilizar para combater alvos mais específicos.

 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.