PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro
   
Efeitos Secundários

Entre as células mais afectadas pela Quimioterapia destacam-se as da medúla óssea, do sistema digestivo, dos folículos pilosos (responsáveis pelo crescimento do cabelo) e as células do sistema reprodutor.

Durante ou após o tratamento com quimioterapia, o aparecimento de efeitos secundários é uma consequência quase inevitável, independentemente da idade do doente. Sintomas como cansaço, náuseas e vómitos são frequentes. Dependendo do medicamento administrado, alguns doentes podem ainda apresentar queda de cabelo (alopécia), úlceras na boca, diarreia, dormências ou formigueiros nos membros, perda de apetite ou alteração de paladar e olfacto.

Outros possíveis problemas frequentes no decorrer da quimioterapia são a anemia (motivada pelo decréscimo no número de eritrócitos ou glóbulos vermelhos), a trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas), com consequente risco de hemorragia, e a maior susceptibilidade a infecções (causada pela diminuição do número de leucócitos, as células responsáveis pela protecção do organismo).

Para além dos efeitos a curto prazo, podem também ocorrer os designados efeitos tardios, sentidos após o tratamento, uma vez que os processos de crescimento e divisão das células em idade pediátrica são mais rápidos do que em qualquer outra idade. Tal poderá acontecer com as células dos ossos, do cérebro ou de outros órgãos que demonstram um crescimento mais visível e notório na infância do que na idade adulta. A quimioterapia poderá ser responsável por danos neste tipo de células, impedindo o curso normal de desenvolvimento da criança e podendo gerar problemas acrescidos nos anos que se sucedem ao tratamento do cancro.



voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
 
 
 
 
 
 
26 Abril
A 25.ª edição do Porto Cancer Meeting está agendada para os dias 26 e 27 de abril, subordinada ao...
09 Maio
De 9 a 11 de maio, realizam-se as XIX Jornadas de Pediatria de Évora, subordinadas ao tema...
10 Maio
O 3.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.