PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro
   
O Meu Irmão tem Cancro

Os teus pais disseram que o teu irmão ou irmã está com cancro mas já tinhas percebido que se passava algo de diferente na tua família, não é? Sabemos que é difícil quando ocorrem mudanças na nossa vida e quando uma pessoa muito querida está doente. Por vezes, podemos até pensar que esse momento difícil nunca vai passar, mas isso não é verdade!

Enquanto o teu irmão estiver doente, é normal que não tenha muito boa disposição, que esteja um pouco triste, mal disposto, possa chorar muitas vezes e não consiga brincar contigo como antes. Lembra-te que o teu irmão está doente e com dores e não pode, durante algum tempo, fazer muitas das coisas de que mais gosta! Deves perceber agora porque o teu irmão não está com tanta energia, não é?

Nestas alturas é normal que os teus pais possam ter que estar ausentes, muitas vezes, para levar o teu irmão ao hospital para ser tratado e poder ficar bom. Às vezes podes pensar que os teus pais gostam mais do teu irmão doente do que de ti porque eles dão-lhe sempre muitos miminhos e estão constantemente ao seu lado. Mas isso não é verdade!

Se o teu irmão ou irmã está doente é normal que precise de mais atenção enquanto está a ser tratado para ficar bom, não concordas? Os pais gostam de todos os filhos da mesma maneira, mas quando um deles não está bem, é preciso dar-lhe força e atenção e muito miminho para ajudar a ultrapassar este momento mais difícil! Além do mais, o cancro é uma doença que deve ser tratada o mais rápido possível e o seu tratamento pode durar muito tempo.

Se tiveres dúvidas sobre a doença do teu irmão ou irmã podes fazer todas as perguntas que precisares e tiveres vontade de fazer! De certeza que se falares com os teus pais, eles vão responder a todas as tuas perguntas, ou então podes ler ou pedir que eles leiam para ti o texto que escrevemos para explicar o que é o cancro! Percebemos que seja mesmo bastante difícil ter um irmão doente, mas com a ajuda de todos tudo vai ser um pouco mais fácil!

Mesmo que o tratamento demore muito tempo, não quer dizer que o teu irmão nunca mais vá ficar bom ou que fique sempre no hospital. O cancro é uma doença muito forte, por isso, às vezes, demora muito a ser tratada. Também precisamos de te dizer que alguns casos são mais graves e as células doentes que provocam a doença não conseguem ser totalmente destruídas.

Apesar de isto poder acontecer, tornando as coisas um pouco mais difíceis, na maioria das vezes, a doença pode ser totalmente eliminada com “bombas de medicamentos super poderosas” e o teu irmão pode ficar livre das células doentes!!!






voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
 
 
 
 
 
21 Outubro
No dia 21 de Outubro, a Make-A-Wish organiza a 5ª Edição do Cycle-A-Wish by Night. As...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a cidade do Porto irá acolher o 18.º Congresso Nacional de...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorre o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.