PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro
 
   
Como Lidar

A palavra cancro poderá gerar uma situação incómoda e constrangedora quando é pronunciada no meio social. Falar sobre a doença na família, sobretudo quando ela afecta uma criança ou um adolescente, pode parecer uma tarefa ainda mais difícil, tendo em conta a perspectiva de a criança estar ainda numa fase precoce do seu desenvolvimento e não se esperar que adoeça gravemente.

O diagnóstico de cancro numa criança é uma notícia que afecta tanto o núcleo familiar mais restrito, como os parentes mais afastados e outros elementos da esfera de vida da criança (ex. escolar, de lazer, religiosa). Todas as famílias reagem de forma diferente à comunicação, pelo médico, de que a criança tem cancro, podendo haver diversos estilos de comunicação e graus diferentes de abertura entre os vários elementos familiares.

Podem coexistir emoções negativas, como a tristeza e a revolta, mas também sensações mais positivas como o alívio e percepção de controlo sobre a situação (por exemplo quando se iniciam os tratamentos).

É por isso de extrema importância procurar ajuda e esclarecer todas as dúvidas com a equipa médica que acompanha a criança. Estes profissionais, melhor do que ninguém, conhecem o caso em concreto, percebem o sofrimento inerente e estão certamente dispostos e empenhados em minimizar o problema. Sentir que têm o apoio do médico dará força para superar a situação e é um primeiro passo para que os pais ganhem confiança na actuação dos profissionais que estão a cuidar do seu filho, sentindo que têm ao seu lado, mais do que um médico, “um ombro amigo” com quem podem falar abertamente sobre as suas dúvidas e o misto de emoções que se abateu sobre as suas vidas.



voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
 
 
 
 
 
 
26 Abril
A 25.ª edição do Porto Cancer Meeting está agendada para os dias 26 e 27 de abril, subordinada ao...
09 Maio
De 9 a 11 de maio, realizam-se as XIX Jornadas de Pediatria de Évora, subordinadas ao tema...
10 Maio
O 3.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.