PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro
 
   
O que é?

O teu corpo é formado por milhares e milhares de células. Mas o que é isso das células? As células são como as folhinhas verdes e bonitas que formam a copa da grande árvore que é o teu corpo. São muitas, não são?

Todo o teu corpo é constituído por células. Elas formam a tua pele, o teu cabelo, os teus órgãos, os teus olhos e estão em todo o lado! Cada célula tem tarefas muito importantes para que possas estar forte e saudável. É por causa delas que estás sempre a crescer. Além disso, elas também ajudam o teu corpo a combater os bichinhos que te podem atacar e provocar infecções e outras doenças e deixar-te fraco e doente.

As células conseguem dividir-se e produzir muito mais células durante toda a tua vida para que possas ter muita saúde e estar sempre bem-disposto, mas, quando alguma coisa corre mal, elas não são produzidas da forma correcta e nascem com defeito. As células doentes conseguem crescer muito rapidamente e vão afectar as outras células boas que fazem parte de ti e que estão em várias partes do teu corpo. Os médicos chamam às células com defeito células cancerígenas, ficas a saber.

Lembras-te de dizermos que o teu corpo é como se fosse a copa verde de uma grande árvore, não é? Então, assim como as folhas da árvore podem ficar mais velhinhas, desgastadas e fracas quando são abanadas durante muito tempo pela força do vento ou quando apanham muito sol, também o teu corpo vai sentir-se mais fraco quando fica doente por causa do cancro.

Quando essas células doentes são encontradas dentro de ti, tens de ser forte! Agora tens de ajudar os teus pais e os médicos a protegerem o teu corpo para ficares com muita força novamente!




voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.