PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro
 
   

Durante os Tratamentos

Uma vez que os tratamentos deixam o sistema imunológico (de defesa) da criança mais fragilizado, enquanto está a ser tratada, e sobretudo durante as sessões de quimioterapia, devem ser evitados comportamentos que facilitem o contágio de doenças, nomeadamente não frequentar locais de grande afluência, como cinemas, igrejas, centros comerciais, transportes públicos e hipermercados.

No entanto, e para que a criança não fique isolada devido a todas estas condicionantes, os pais podem convidar os amigos desta para uma visita a sua casa, ou propor actividades calmas como desenhar, ler, ver filmes, jogar no computador, entre outras.

Uma criança com cancro também não pode ser medicada sem conhecimento prévio do médico que está a tratá-la, não podendo os pais administrar livremente qualquer tipo de fármaco ao filho doente. Durante o tratamento de quimioterapia, a administração de qualquer vacina é expressamente proibida, excepto por indicação médica específica.

A auto-medicação através de aspirina, anti-inflamatórios e supositórios é contra-indicada, devendo todas as medicações ser indicadas pelos médicos, que explicarão aos pais o seu modo de administração.

Na medida em que a própria doença e os respectivos tratamentos provocam uma descida dos níveis de plaquetas no sangue é aconselhável que a criança não se sujeite a brincadeiras perigosas que facilitem as quedas e as feridas, dado que, nesta fase, o processo de cicatrização pode ser muito lento.



voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
 
 
 
 
 
21 Outubro
No dia 21 de Outubro, a Make-A-Wish organiza a 5ª Edição do Cycle-A-Wish by Night. As...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a cidade do Porto irá acolher o 18.º Congresso Nacional de...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorre o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.